segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Rio de Janeiro em evidência

Postado por Lily Luz às 20:04


Por conta da notícia que teremos o Rio de Janeiro como sede das olimpíadas de 2016, afirmo que teremos durante muito tempo notícias que alarmam a violência da cidade, o descaso das autoridades, o caos em que vivemos. O mundo todo está voltado para nós, e ninguém vai querer declarar nossas riquezas, nossas belezas e nossa alegria. O foco será a guerra que travamos todos os dias.

Eu nasci no Rio de Janeiro, moro aqui há 36 anos e nunca fui assaltada.
Ok, existe também a estatística dos que nunca foram assaltados e eu faço parte dela. Muitos já foram até mais de uma vez.
Nunca presenciei assalto em ônibus.
Passo pela Linha Vermelha e pela Linha Amarela todos os dias e nunca presenciei arrastões nem tiroteios. Graças a Deus!
Porque diante da situação em que o mundo vive, só mesmo Deus pra nos guardar.

Veja bem, esse texto é só pra dizer que violência há em todo lugar, mas por conta de Rio e São Paulo serem as maiores cidades do Brasil, o chavão de "cidades violentas" sempre cai pra gente.

Fomos passar um feriadão em Conservatória, sul do Estado do RJ. Numa lojinha de artesanato, uma mocinha identificou nosso sotaque de cariocas, lá eles falam mais parecido com os paulistas, e disse que achava o Rio de Janeiro lindo, que já havia morado e blá blá blá...mas que depois que o irmão dela morreu de bala perdida ela decidiu sair e nunca mais voltar. Nossa! Concordei com ela, que coisa trágica, né?
Niqui eu perguntei: " Mas como foi?"
Ela: "Ele tava no baile funk e foi atingido por 3 balas perdidas na cabeça." (!!)
Pra vocês verem como a nossa violência tá desenvolvida. As balas perdidas andam em grupo e têm uma super mira: " Ah, já que tamo perdida mermo, vamos pra cabeça!"

Tadinha...ela falou tão sentida que acredito que acha que foi isso mesmo que aconteceu. Mas tudo bem. Seja lá por que motivo aconteceu, de fato foi algo trágico.

De acordo com a pesquisa “Mapa da Violência dos Municípios Brasileiros 2008″, elaborada por Julio Jacobo Weiselfisz, da Rede de Informação Tecnológica Latino Americana (Ritla), estas são as cidades mais violentas do Brasil, notem...nem RJ nem SP aparecem na lista.

1 – Coronel Sapucaia (MS) – 107,2*
2 – Colniza (MT) – 106,4
3 – Itanhangá (MT) – 105,7
4 – Serra (ES) – 102,4
5 – Foz do Iguaçu (PR) – 98,7
6 – Tailândia (PA) – 96,2
7 – Guaíra (PR) – 94,7
8 – Juruena (MT) – 91,3
9 – Recife (PE) – 90,5
10 – Tunas do Paraná (PR) – 90,1

* Homicídios por cem mil habitantes

Eu só queria que deixássemos de sofrer preconceitos até mesmo por cidades do Brasil. Gente preferindo fazer turismo na Argentina do que vim curtir as nossas praias e nossas belezas por puro preconceito. O Rio de Janeiro sofre sim diariamente com problemas seríssimos, mas o Brasil todo tem sofrido.

Eu quero ser BEM otimista, e acreditar que não só o Rio de Janeiro vai ganhar com a copa de 2014 e as olimpíadas de 2016, mas que todo o Brasil ganhe com isso. Que possamos ter um BRASIL com mais educação, mas saúde, mais segurança e mais esperança.

10 comentários:

Fernanda Reali on 5 de outubro de 2009 às 21:16 disse...

Nunca fui assaltada, mas vi diversas pessoas sendo, em lugares variados. Leme, Copacabana, Largo do Machado, Lagoa, Centro.

Meu maior medo agora é a moda de assaltos com reféns em edifícios.

Mas também vi assalto e sequestro em outras cidades...

Otimismo, olho vivo e reza forte.

Bjs

Maite Guadagnoli on 5 de outubro de 2009 às 21:47 disse...

É isso aí Elis, a violencia é terrivel e temos que lutar pra melhorarmos no futuro, aqui em sampa o negocio tbm ta mto feio, a menina do meu post, foi assassinada num farol aqui pertinho de casa, o meu filho foi espancado e ficou 12 dias em coma, então o negocio ta feio sim, mas tenho mta esperança que tudo melhore, bjos amadinha

Marise on 5 de outubro de 2009 às 22:35 disse...

Eu já fui ao Rio três vezes e nunca aconteceu nada comigo. A cidade é linda realmente e acho que coisas ruins acontecem em todo lugar. Eu moro em BH, o meu bairro é o que fez mais vítimas com aquela doença de dá nos cachorros, leishmaniose, nossos cães nunca tiveram e estão saudáveis até hoje, o índice de dengue é espantoso, ninguém teve, não aqui em casa, então..., sei lá, o que tem que acontecer simplesmente acontece, onde quer que estejamos. beijos

mika disse...

No brasil a violencia estah tao banalizada que a gente acha o anormal normal. Rio e sao paulo podem nao ser as piores do brasil, mas ambas sao pessimas. Eu vivi em sp ateh os 25 e fui roubada 8 vezes. Soh dei queixa em 2 ocasioes, por ter perdido celular e documentos. Nada foi recuperado e ninguem foi preso, que eu saiba. Nas outras 6 vezes eu nem me dei ao trabalho, mesmo quando quase arrancaram meu braco para levar um relogio baratinho, de pulseira de plastico.


Ateh hoje fizeram muito pouco para proteger o brasileiro residente. Espero que eles consigam proteger os estrangeiros que chegarao para a copa e olimpiadas e utilizem o conhecimento e estrutura montados em beneficio do povo que fica depois da festa.

Lily Luz on 6 de outubro de 2009 às 11:11 disse...

É, Fernanda...temos que nos cercar de todos os lados. Oração e reza nunca são demais.

beijos!

Lily Luz on 6 de outubro de 2009 às 11:13 disse...

Oi Maite, precisamos mesmo ter esperançcas, senão não sairemos mais de casa. Sinto muito pela mocinha do seu post e pelo o que aconteceu com seu filho.

beijos!

Lily Luz on 6 de outubro de 2009 às 11:16 disse...

Mamis, essa é a realidade, mas nem todo mundo enxerga dessa maneira. A dengue aqui no RJ é uma vergonha, todos aqui em casa já tivemos, com exceção do meu filho. Fiquei muito preocupada com a nova gripe, mas ela passou bem longe daqui, graças a Deus.

Temos fé que tudo vai melhorar.
beijos!

Lily Luz on 6 de outubro de 2009 às 11:22 disse...

Mika, concordo com você. Quando eu falei no post da violencia em outras cidades eu não quis encobrir ou minimizar a violência que acontece por aqui não, espero que não tenha entendido dessa forma. Eu não aceito e não vou me acostumar nunca com a violência, nem mesmo achar normal. Mas sabemos que as pessoas vão aceitando e se acostumando a viver no meio do tráfico, no meio da polícia corrupta, no meio da desonestidade sem ter forças pa querer mudar.

Temo muito também pelos que vierem de fora para os jogos, gostaria muito que a imagem do Rio mudasse pro resto do mundo, mas que não fosse só maquiagem, que fosse uma mudança real. Precisamos disso.

Beijos e obrigada pelo comentário.

Carol on 6 de outubro de 2009 às 12:33 disse...

Com certeza o Rio estará muito em evidência a partir de agora e QUALQUER coisa que acontecer, será multiplicada várias vezes!

Nunca fui assaltada tb, apesar de morar em cidade pequena, até aqui a coisa está feia... o RJ é uma cidade como outra qualquer, e infelizmente muitas pessoas acham isso normal!

Eu ESTOU otimista de que com a Copa e as Olimpíadas, melhoraremos! :)

beijos

luci disse...

Elis:
Quando anunciaram o Pan aqui, confesso que fiquei com medo. Não aconteceu absolutamente nada, graças a Deus! Então, acho que as Olimpíadas vão ser igual, porque tenho a impressão que há um acordo tácito de ambos os lados!!!
Apesar de ter peninha da moça,o irmão dela foi muito infeliz de ter " achado " 3 balas logo na cabeça né não?
Beijocas

 

Coisas de Lily Copyright © 2010 Designed by Elis