sábado, 29 de maio de 2010

Guia básico pra quem se perdeu em LOST

Postado por Lily Luz às 09:40

Acho que mais do que entender o que de fato aconteceu em LOST, é cada um ter as suas respostas. Não é assim na nossa vida? Cada um interpreta a Bíblia a sua maneira, tem fé e acredita com todas as forças em coisas que outros não, acredita mais ou menos na ciência...

Enfim. Fiquei muito satisfeita com o desfecho da série. LOST só me trouxe alegrias, e posso dizer, o final me tocou de modo muito profundo.
Qualquer coisa que eu escrevesse de mim mesma sairia confuso.

A Kristin dos Santos fez uma matéria interessante, como um guia básico para entender o final de LOST. A matéria original em inglês está aqui, e abaixo a tradução. Viajem!

............................................................

“Parece que algumas pessoas estão tendo uma dificuldade enorme de compreender a mensagem final de LOST : Esqueça e siga em frente.

Quando digo "algumas pessoas", quero dizer não apenas os fãs obstinados, mas também as pessoas que sintonizaram pela primeira vez na noite de domingo para ver o final de LOST.

Estou sendo bombadeada com perguntas sobre o final de LOST, por isso, se você, ou qualquer um dos seus amigos ainda estão lutando para entender, aqui está um guia rápido sobre LOST...


300_lost_oquinn_lc_052610


A ilha realmente existiu, e as pessoas que viveram nela também.

O coração da ilha é uma "luz".

Esta luz é um bom lugar que você vai depois que morre, onde você começa a se reconectar com seus entes queridos em vida após a morte. Você pode chamar isso de céu, Nirvana, ou o que quiser. É o lugar mais bonito que você poderá um dia ver.

Se a luz na ilha sai, você não consegue estar com seus entes queridos, quando você morre. Eles simplesmente "deixam de existir." E isso é uma coisa muito ruim.

A luz na ilha é tão linda e poderosa, que os homens vão sempre tentar chegar nela, estudá-la e aproveitá-la - incluindo mais recentemente, um grupo de cientistas chamado Iniciativa Dharma que habitavam a ilha há muitas décadas. Eles jamais poderiam entender completamente a ilha, porque eram homens de ciência, e não homens de fé.

Para garantir que a luz não seja destruída por homens como estes, a ilha tem um protetor. (Os egípcios tentaram construir uma estátua gigante para proteger a ilha, mas foi reduzida a um pé de quatro dedos, quando um navio negreiro gigante chamado Black Rock chocou-se contra ela).


Lost, MARK PELLEGRINO, Janney ALLISON


O protetor nós conhecemos, Jacob, era doce, mas um idiota total, que fez exatamente o que sua mãe disse pra não fazer, e jogou seu irmão Samuel (Também chamado de Homem de Preto) na luz. Samuel enfrentou um "destino pior que a morte" (como sua mãe profetizou), e tornou-se o conhecido "monstro de fumaça". Se essa entidade conseguisse sair ou destruir a ilha, todo o mal escaparia para o mundo, e a luz do céu não existiria mais.

Jacob precisava ter a certeza que ele teria um sucessor, para evitar que isso acontecesse. Não existiam almas puras ou bebês na ilha (devido à força eletromagnética do "incidente" em 1977 que causou problemas de fertilidade). Então Jacob selecionou "candidatos" longe da ilha, saiu pelo mundo para conhecê-las, tocou-lhes (assim o monstro não poderia matá-los) e, em seguida, os trouxeram à ilha por meio de um acidente de avião.

Jack Shephard estava no avião que veio para a ilha. O vôo 815 da Oceanic. Sawyer, Kate, Sun, Jin, Sayid e Hurley também estavam no mesmo vôo. Eles caíram na ilha, e sobreviveram a queda.

Eles eram "candidatos do Jacob." Chegar à ilha era o destino de cada um deles.

Era o destino de Jack matar o monstro de fumaça e salvar a ilha. E ele passou seis temporadas tentando descobrir como fazer isso.

O monstro de fumaça matava sem piedade e tomava a forma de pessoas mortas (ele podia fazer isso) e manipulou Ben, um antigo morador da ilha, pra que matasse Locke ( um “candidato”) e Jacob. O corpo de Locke foi possuído pelo monstro de fumaça.

E a ilha precisava de um novo protetor.


Matthew Fox, Lost


Na última temporada, vimos o que parecia ser uma realidade alternativa em que os passageiros do vôo 815, incluindo Jack Shephard, pousou em segurança em Los Angeles, como se o avião nunca tivesse caído na ilha.
Durante a temporada final eles se mostraram muito arrependidos por coisas que fizeram, demostraram culpa e desejo de que tudo tivesse sido diferente. (Ben por permitir que matassem Alex, dificuldade de relacionamento de Locke com o pai, Jin e Sun por terem abandonado a filha e não saber se ela estava bem, Hurley que se achava azarado por ter ganho dinheiro com os números, o desejo vão de Sayid em salvar Shanon e Nadia, a culpa de Claire que queria dar o bebê pra adoção, o desejo de Jack em perdoar o pai e com isso se tornar um bom pai..)

No final, descobrimos que este lugar (em que o vôo pousou em segurança) foi uma passagem da morte para a luz do céu. Os personagens que vimos ali todos tinham morrido em épocas diferentes em lugares diferentes, e eles se encontraram neste lugar (onde o tempo é irrelevante) para trabalharem suas pendencias, reencontrarem seus entes queridos, e irem para a Luz juntos.

Depois que Jack se sacrificou para salvar a ilha, todos eles passaram para a Luz e viveram felizes para sempre.


Eles viveram juntos. E não morreram sozinhos.


________


Faz algum sentido? Talvez sim, talvez não.

Você concorda? Talvez sim, talvez não.

No fim das contas é essa a beleza da história de LOST. Que é aberto à várias interpretações.

Amando ou odiandou eu acho que é um final que cresce em você, se você deixar. Podemos dizer o mesmo de outros finais?”

O que você acha agora do final de LOST?


Namastê!

10 comentários:

fernandareali.blogspot.com disse...

Obaaaa! Eu fui a visitante 99 mil!!!

VIVA EU!!!

hehe

Gloria Mariquinha disse...

Amiga, continuo sem entender nada de Lost. Continuo lost.

Beca disse...

Eu penso tbém que cada um interpreta de um jeito. Eu achei o final lindo. Calro que faltaram algumas explicações, mas aprendi e repensei muitas coisas com base naquilo que tirei de tofas a história.. O resumo que vc colocou apenas faz um resumo do que aconteceu para aqueles que não entenderam, mas vai muito mais além, com certeza.

Bjs..

EFE disse...

O final é poético,espiritualizado,e satisfatório,mas a sequência numérica recorrente permanece um mistério para mim...

Jurubeba disse...

Lily,

Eu me sinto lost em LOST. Só vi um episódio da série e não me apeguei, li sobre o capítulo final e agora essa excelente explicação, mas continuo sem entender nada rsrsrsrs
Acho que vou comprar o box - quando sair - com todas as temporadas e vou ver!

Bem, indiquei seu blog ao Prêmios Dardo, se quiser ver, dê uma passadinha no meu blog.

Beijos

Arti disse...

E gostei demais do final!! Achei bem coerente, achei bom!

E nãooooo abandonei a casa de Lily, tava é correndo com as MUITASSS novidades que estão acontecendo rrs

Aliías, atualiza o link da minha nova casa ali colega: http://artigolandia.com.br/

Abração!

Carla disse...

Infelizmente eu não pude continuar assistindo mas segui lendo sobre o seriado na internet. Eu acho q era isso mesmo. Tem bastante sentido. Claro tem muita gente q estranha. Neste fim de semana mesmo li um blog de uma pessoa questionando tudo, pq tem pessoas q acham esses temas bem babacas e fantasistas. Mundos paralelos, almas, gente morta se encontrando com gente viva... sabe como é?! Isso é bom. Afinal são os questionamentos q movem o mundo.

Bia Toporcov disse...

Parabéns Li!! É tão bom ler coisas interessantes no seu blog e compartilhar do seu bom-humor!! Continue assim!!
Bjs

mari disse...

tanta enrolação, 6 anos de mistérios e teorias pra ser esta bobagem de "felizes para sempre",me desculpe mas pelo que Lost representou merecia um final melhor. O final na ilha até deu pra engolir, mas aquela realidade paralela estragou tudo.

Veronica França disse...

Minha série preferida. Foram 6 anos de devoção sem arrenpendimentos.
Amei o post, fiquei emocionada... Ha!!! achei o final muito satisfatório e interessante!!!! apesar de muitas pessoas pensarem o contrário.

Bjs

 

Coisas de Lily Copyright © 2010 Designed by Elis