segunda-feira, 10 de maio de 2010

Pequena Shirley Temple

Postado por Lily Luz às 10:53

Me lembro de assistir a filmes com a Shirley Temple na Sessão da Tarde. Pra mim não existia estrela maior. Ela era tão pequena e tão grandiosa ao mesmo tempo. Como atuava bem, dançava, cantava, encantava e apaixonava. Ela foi a criança mais fotografada do mundo e atuou em mais de 40 fimes e 50 produções para a televisão.


shirley2a


Durante muito tempo, um de seus filmes ficou em minha mente como um sonho. Quem assitiu Pássaro Azul (1940) na infância, com certeza deve ter tido a mesma sensação. O filme começava preto e branco e depois ficava colorido. Contava a história de Mytyl e Tyltyl, dois irmãos que são levados para uma encantadora viagem pelo passado, presente e futuro, em busca do Pássaro Azul da Felicidade. Simples e divertido, é uma clássica história sobre os poderes da natureza.

Na época da popularidade de Shirley, surgiam vários boatos sobre ela, um deles dizia que seria na verdade uma atriz anã de 30 anos. Outros rumores diziam que ela era uma órfã adotada pelo casal Temple com o propósito de exploração, ou que depois de algum tempo ela já estava tão crescida, que o estúdio tinha que colocar nos cenários móveis especiais em tamanho grande para que ela parecesse menor.
Outro rumor, era que obrigavam-na a lixar os dentes, para os manter sempre pequenos, conservando assim sua aparência infantil. Mas ao contrário do que diziam os boatos, o único trabalho artificial que já foi feito nos dentes de Shirley, foi quando ela perdeu um dente de leite da frente, e os diretores a aconselharam a substituir por um minúsculo dente falso durante as filmagens.


shWDAW

Em 1938 Shirley Temple entregou a Walt Disney um Óscar especial e sete mini estatuetas, representando a Branca de Neve e Os Sete Anões, uma das maiores obras animadas da história. Durante a entrega, Disney tentou conter a emoção. Mas quando a pequena Shirley lhe disse: "Não são bonitos e brilhantes, não está orgulhoso Sr. Disney?" Ele respondeu: "Sim, estou tão orgulhoso que poderia chorar". Shirley então pediu graciosamente: "Não faça isso!". Os dois foram aplaudidos de pé pelos convidados, admirados. Tinha como não amar uma coisa fofas dessas??

shautographhound5shmickeyspoloteam09

Ela também virou personagem de alguns desenhos da época.

Shirley foi campeã de bilheteria de 1935 a 1938 com seu eterno otimismo e seu sorriso vencedor. Depois de adulta porém, não teve o mesmo sucesso como atriz, e aposentou-se do cinema em 1949, aos 21 anos.

Shirley Temple e Maisa Silva
Pouquíssimas crianças conseguiram alcançar metade do sucesso de Shirley, e com certeza muitas tentaram.
Maísa, que muitos consideram uma chata, mas é sem dúvida uma criança muito inteligente, não passa de uma personagem montada em cima da figura que foi Shirley Temple. Até a brincadeira de dizer que Maísa é anã é uma semelhança entre as duas. Embora eu ache Shirley infinitamente mais bonita, acho que Maísa tem seus encantos.
Nos encantamos por Narizinhos, Rafaelas, Dakotas…mas Shirley Temple será sempre a maior estrela mirim de todos os tempos.


ShirleyTempleBlackw_Statue_preview
Hoje, os 82 anos, Shirley vive em Woodside, na Califórnia, ao lado de seu marido Charles Black, gosta de ser mãe e avó, gosta de golfe, pesca, culinária e jardinagem.

7 comentários:

Beca disse...

Feliz dia das mães!!!Ta atrasado, mas vale ainda, né???

BJsssssssss

Enfermeira Gi www.ambulatoriotv.blogspot.com disse...

feliz dia das mães

e adorei ver como shirley está atualmente

bju

fernandareali.blogspot.com disse...

Tem seu valor, mas não acho foférrima. Quem eu amo é Judy Garland, menina linda, quando fez o Mágico de Oz. Sempre vejo trechinhos no youtube. Depois ficou adulta, drigada, problemática. Peninha.

Saudades de ti!

Kelly disse...

Me lembrei perfeitamente do filme... adorava assistir.
Concordo que a Maísa seja inteligentíssima, mas a chatice dela supera.
bjs

a.payes disse...

Maravillosa.. gracias por compartirla..

Que gusto es pasar a disfrutar de tus post..
siempre en tu blog..

Un abrazo
Con mis
Saludos fraternos de siempre...

Katia Bonfadini disse...

Que interessante esse post, Lily! Eu também lembro dos filmes da Shirley Temple na Sessão da Tarde... que nostalgia! Legal saber que ela ainda está viva!!!!! Gostaria de te convidar a conhecer meu blog porque adorei passar por aqui e ler tanta coisa interessante. Sou designer, ilustradora e escrevo sobre casa, decoração, festas, viagens, fotografia, comidinhas, drinks etc... É o www.casosecoisasdabonfa.blogspot.com

Beijos e um ótimo final de semana!

Anônimo disse...

Também vivi a magia de assitir na seesão da tarde o filme O PÁSSSARO AZUL, inclusive, o adquiri em DVD há uns dois anos, isso deu oportunidade aos meus sobrinhos de assistirem a esse lindo filme. Também passei para meus alunos...Encantadora a atriz!!!

Ana

 

Coisas de Lily Copyright © 2010 Designed by Elis