terça-feira, 31 de agosto de 2010

Receita de sabão Caseiro

Postado por Lily Luz às 17:18

oleo_ralo

O que você faz com o óleo vegetal que usa na sua cozinha? Tô perguntando, porque durante muito tempo eu o jogava pelo ralo da pia. Diluía um pouco com detergente, jogava água fervente e pronto, achava que tinha me livrado do óleo usado de uma forma correta.

O que eu não sabia, e acho que muitos ainda não sabem,  é que esse óleo descartado nas tubulações representam um valor absurdo de poluição que pode causar ao meio ambiente, principalmente para as águas, nosso maior bem natural que necessitamos diariamente.

oleo_peixe

É preciso evitar este tipo de atitude, porque esse óleo que escorre pelos canos, como qualquer outra coisa que sai pelo mesmo, irá se encontra com outras águas limpas como as de rios e mares e também águas de esgotos, e quando vai parar no esgoto os custos de tratamento dessa água encarecem muito, pois até 45% do óleo se alastra muito rápido o que faz com que seja muito difícil de ser separado da água por este motivo o custo aumenta.

Mas quando este óleo vai parar em rios e mares as proporções dos estragos feitos pelo mesmo são bem maiores, porque cada litro de óleo pode poluir até 20 mil litros de água limpa o que pode representar um valor muito grande para o nosso planeta, sem contar que pode ocorrer do óleo desperdiçado de maneira errada entupir as tubulações de água e esgoto de sua casa, ou da rede pública, sendo que esta é uma das maiores causas das enchentes no país.

oleodona

Há alguns anos eu venho guardando o meu óleo que não serve mais, em garrafas de amaciante vazias, e na primeira oportunidade eu dou para uma senhora que faz sabão em casa, utilizando esse óleo.

Você mesmo pode fazer o seu sabão caseiro, ou se preferir pode doá-lo pra quem vive disso.

Abaixo segue uma receita de sabão caseiro.

Lembre-se!  Nada de manejar soda caústica sem luvas e sem máscara. É muito perigoso podendo causar queimaduras sérias!

Sabão caseiro

4 L de óleo comestível usado
2 L de água
1/2 copo de sabão em pó
1 Kg de soda cáustica (NaOH)
5 mL de essência aromatizante (facultativo)

INSTRUÇÕES:
Dissolver o sabão em pó em 1/2 L de água quente
Dissolver a soda cáustica em 1 e ½ L de água quente
Adicionar lentamente as duas soluções ao óleo
Mexer por 20 minutos
Adicionar a essência aromatizante
Despejar em formas
Desenformar no dia seguinte

 

Fontes: 1 e 2

6 comentários:

Alexandre Mauj Imamura disse...

Muito bom esse seu post! Realmente é uma das pragas o óleo despejado na pia.
Aqui a gente manda pra reciclagem. E ganha sabão em pó como recompensa.
Tem uns trens movido a esse óleo velho.

Jogar na pia é desperdício duplo. Destrói o meio ambiente e perde-se um sabão de qualidade.
A receita é simples. Minha avó fazia e inventava diversas variações. O resultado era um sabão muito bom.
Parabéns pelo post Elis!bjs e bom dia

Elis (Coisas de Lily) disse...

Patricia eu mando para ela pelos meus pais. Ela mora em Casimiro de Abreu, mas com certeza eu quero sim. Junta e quando tiver 1 litro a gente marca de se encontrar, ok?
Obrigada!
Bjs!

Anônimo disse...

RECEITA DE SABÃO CASEIRO DE LEITE DE MINHA VOVÓ MARIA.

SABÃO BARRA COM LEITE DA VOVÓ.
5LT. DE ÓLEO
2LT. DE LEITE DE VACA, MELHOR O DA FAZENDA.
1KG. DE SODA SOL
1LT. DE ÁGUA
2 COLHERES DE GLICERINA
ESSENCIA
MODO DE FAZER

COLOCAR O ÓLEO E O LEITE E MISTURAR BASTANTE, COLOCAR 1LT. DE ÁGUA FRIA EM OUTRO BALDE E POR A SODA E MISTURAR ATÉ DISSOLVER,TOMANDO O CUIDADO DE NÃO RESPIRAR O VAPOR QUE A SODA SOLTA, USE MÁSCARA. E ADICIONAR NO LEITE COM O ÓLEO JÁ MISTURADO E CONTINUAR A MEXER ATÉ FICAR CONSISTENTE OU SEJA FIRME E POR A GLICERINA E A ESSENCIA E MISTURAR MAIS UNS 10MINUTOS. DESPEJAR NA FORMA E NO OUTRO DIA CORTAR E DEIXAR RESPIRAR. SÓ USAR DEPOIS DE UMA SEMANA.

Anônimo disse...

RECEITA DE SABÃO E DICAS DE COMO CONSERTAR SABÃO QUANDO DESANDA

Um sabão caseiro muito bom pra lavar vasilhas e muito economico.
SABÃO CASEIRO DE LIMÃO DE ACORDO COM FASES DA LUA. COM DICAS QUANDO DESANDA.
Minha família faz o sabão e fica ótimo. Coloca em caixinhas de leite longa vida, ou caixinhas de sapato forradas com papel. Corta no dia seguinte.Precisa observar as fases da Lua. Bom fazer na fase Crescente para Cheia.
Não minguante: não toma o ponto de endurecer. Nova: talha e fica com gordura, não dá tempo para fica ponto.
Sabão Caseiro (das sobras de óleo que usou nas frituras)3 l. de óleo morno, 1 l de calo de limão, 500 g. de soda cáustica em escama/granulada numa vasilha alta, um balde plástico, colocar o caldo o limão. Em seguida a soda (faz o líquido subir). Põe o óleo morno (abaixa o líquido). Mexe lentamente até ao ponto de doce de leite. Põe nas caixinhas, corta no dia seguinte.
Obs.:Se aparecer gordura, ferve 1 l de água e vai colocando, a gordura desaparece.
Pode usar corante e essência a gosto.
Com este sabão, dispensa produtos para limpar vidraças. è ótimo para as panelas, dispensa os que ativam brilho. Não deixam as mãos ressecadas. Conheço uma pessoa que faz o sabão caseiro e mesmo assim, as vezes erra o ponto e não fica bom. Ela não perde nada, adiciona mais água quente e transforma em sabão líquido que serve para lavar roupas na máquina e de uso em geral na casa. Quando o sabão não da o ponto levar ao fogo baixo e acrescentar meio quilo de soda dissolvida em 1lt. de água e acrescentar na mistura que esta no fogo e mexer ate criar uma consistência firme e despejar na forma, quando começar a firmar cortar, no outro dia tirar os pedaços da forma e deixar no ar livre para respirar só depois de tres dias embalar. Validade do sabão caseiro é seis meses.

Anônimo disse...

Como tirar o odor de peixe do óleo
Primeiramente, passe o óleo da fritura de peixe por um filtro de papel, para reter as impurezas. Depois, experimente uma destas dicas para tirar o odor de pescado:
rodelas de batata – Coloque algumas delas, descascadas, dentro de um recipiente com o óleo da fritura, já coado, para absorver todo o odor de peixe.
gengibre- Aqueça o óleo de fritura de peixe, coado, em uma panela. Coloque um pedaço de gengibre para cada xícara de óleo de cozinha no óleo aquecido e deixe de molho por 15 minutos. Retire o gengibre. O óleo estará livre do odor de peixe.
limão- Em uma panela, pingue algumas gotas de limão no óleo de fritura de peixe e deixe esquentar um pouco. O óleo não ficará com cheiro e nem com gosto de peixe.
Após retirar o cheiro de peixe, guarde o óleo em frasco de vidro e ao abrigo da luz, para reutilizá-lo, depois, na produção de sabão.

Unknown on 18 de setembro de 2021 às 21:19 disse...

Adorei as receitas e as dicas tbm, muito bom mesmo, Parabéns e obrigada!

 

Coisas de Lily Copyright © 2010 Designed by Elis