segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Esmaltes - Ícones Fashion

Postado por Lily Luz às 08:08

esmaltes

Você sabia que  os esmaltes datam de 3500 a.C? As mulheres egípcias já faziam uso de henna nas unhas pra se enfeitarem. As mulheres mais poderosas usavam além do preto, cores mais fortes e demonstravam até certa preferencia por tonalidades. Cleópatra adorava esmaltes vermelhos e Nefertiti preferia os tons de rubi.

No começo do século XX surgiram os primeiros esmaltes semelhantes aos de hoje, mas eles não duravam mais que algumas horas nas unhas, e só é 1925 depois de muita pesquisa se chegou ao querido e velho esmalte que conhecemos, e  que hoje virou ícone fashion e vem fazendo as cabeça da mulherada, digo…as unhas!

É de se estranhar que 85 anos depois de fazer parte do mundo contemporâneo o esmalte chegue com toda essa força. Mas vai entender as tendências!

O Globo de ontem, trouxe uma matéria exclusiva sobre a febre dos esmaltes. Pra ler a matéria completa, clique aqui. Abaixo separei alguns trechos.

“…Não estranhe se numa roda de homens a conversa acabar em esmaltes. Nada a ver com uma nova moda entre metrosexuais ou adeptos do incolor nas unhas (ufa!). Desde que passou a rechear também as páginas de economia de revistas e jornais, destacando ótimos negócios e a explosão de consumo, o assunto deixou de ser coisa de mulherzinha.”

”…Não há mais vidros suficientes no país para carregar tanta tinta. De verdade: faltam embalagens, e a solução de muitas empresas tem sido importar o produto da Índia.”

…No mundo da moda, a origem dessa esmaltemania se deu em 2007. Foi quando as modelos do desfile da Chanel apareceram com cores ousadas nas unhas. A partir dali, as mãos também passaram a ser alvo de flashes nas passarelas das grandes grifes.”

……………………………………

Nóis também podemos ter o nosso Xanéu, mulherada!!
Cadiquê tem gente fazendo misturinhas pra chegar bem próximo dos originais e pagando beeeeeem menos por isso. Se não ficar 100% pelo menos terá sido divertido brincar de criar uma tonalidade nova, né?

Chanel-Nouvelle-Vague-4

Por exemplo, um Nouvelle Vague da Chanel custa entre 90 e 100 reais, e a @fernandareali conseguiu criar um primo pobre que ficou muuuito parecido.Veja só…

fernanda_chanel

Quer aprender a fazer? Clique aqui e confira lá no blog da Fernanda.

Ah, e se você quiser participar de uma blogagem coletiva essa semana, basta usar a cor de esmalte que foi sugerida lá no blog da Fernanda.
Coral Chic + Atrevida, ambos da Colorama.
Embeleze-se e envie sua foto.

Veja como participar aqui!

16 comentários:

Alexandre Mauj Imamura disse...

Não sabia que esmalte era algo tão antigo assim! caramba!
mas não pode fazer igual a Fernanda, que pinta a unha de azul e faz photoshop nas fotos p falar q é de outra cor (tá, eu vou parar de pegar no pé daquela nega linda q eu amo).

aqui no JP mtos homens pintam as unhas, os jovens. de preto, acho legal.
bjs e bom feriado!

Flavia disse...

homem de unha pintada é uó... ate Cristiano Ronaldo ficou "estranho" com as unhas do pé pintadas de preto, kkkk!!!! mas nos mulheres não resistimos uma uma corzinha nova... e amnicure que eu tinha em Campos adorava inventar misturas legais, é muito dificil quando uso so uma cor nas unhas, sempre tem alguma mistura...
e essa semana estaremos juntas na blogagem coletiva do atrevida + coral chic!
bjsss

Alessandra disse...

Que achado esta reportagem! Bem no meio do nosso "bafafá" coletivo esmaltílicos (oi?)
Acho que estamos na moda, hahaha Aliás estamos fazendo história e parte dela! rsrsr
Parabéns o post veio mesmo a calhar!

Bjinhos,
Ale

Patrícia Di Carlo disse...

Q chic essas infos sobre os esmalte, frô! Adorei! E já estou participando da blogagem coletiva dos esmaltes e os meus 2 já estão a postos pra sexta! ;oD
Xerinho

Rach Perreti @rachbunny disse...

Ah, sempre acompanho o blog da Fernanda Reali, achei bem interessante as misturinhas! Também dei a dica da 'inglesinha', uma 'francesinha' mais pós-moderna e chicccc... amei!!! Beijos

simone disse...

Adorei essa postagem Elis...e também tô nessa blogagem coletiva é claro!!!...rsrs.
Beijossss e obrigada pela força!

Simone Souza

simone disse...

Adorei essa postagem Elis...e também tô nessa blogagem coletiva é claro!!!...rsrs.
Beijossss e obrigada pela força!

Simone Souza

Myriam Cedro disse...

Muito Bom e Completo o Post!! Amei a Cronologia dos fatos Esmaltísticos.
Beijocas!!

Clau Finotti disse...

Ri muito com o Xanéu. E primo pobre foi demais!!! rs... Eu sou louca por esmaltes, compro uns dois por semana, e andava meio descrente de usar, meio sem vaidade ultimamente. Mas acabei me entusiasmando com as conversas no TT e postagens. Tô dentro na blogagem coletiva...rs..

Bjos.

Leticia disse...

Adorei o primo pobre do Xanéu... hahaha! Adorei também saber que não somos tão modernas assim... que é coisa muito mais antiga... este fim de semana estou sem esmalte, porque estava fazendo uma faxina por aqui, tirei tudo! Quero algum diferente...
Beijos
lelê

Tays Rocha disse...

Adorei saber um pouco mais da parte histórica, vou postar essa semana e te linkar ;o) Beijocas.

Giuliana disse...

Já tinha lido algo a respeito da história do esmaltes, que pintavam de henna e tal, mas já faz tempo. Foi bom recordar a história de algo que se tornou nosso vício..haha

O primo pobre do Xanéu foi o máximo e Fê sempre muito criativa, conseguiu esse achado. É gosto brincar de misturar...faz tempo que não faço isso.

E vamos participar da blogagem! =]

Beijos.

Beca disse...

Adorei saber a história dos esmaltes.... Ontem fui numa famácia que tinha muiiiiiiiiitos, muiiitos, vários, dá é vontaddfe de comprar todos, mas to me segurando , já tenho vários aqui em casa, aí pra poder usar logo e comprar outros, vou levando pra minha manicure passar em mim, hehehe.

Bjs

Neli Rodrigues disse...

Elis, em 1º lugar tô adorando o nosso amigo secreto craft...isso porque tá só no começo,rsrs.
Sobre o craquelê: faço exatamente como está na embalagem do kit da Acrilex. Depois que secou a 2ª base o craquelado já se forma, conforme essa 2ª base vai secando ele vai trincando. Depois de seco e c/ os trincos formados é que passo uma tinta p/ destacá-lo. Como eu disse, dou uma diluída em água, mas se for uma tinta bem novinha é só ir passando num certo pedaço da peça e vai, logo em seguida limpando c/ um paninho, mas tendo o cuidado de não tirar a tinta dos trincos, se isso ocorrer, passe mais tinta e retire c/ mais cuidado.
Segredinho: é quase certo que aquela caixa será um dos presentes p/minha amiga secreta,ohhh!
Qualquer dúvida me fale e venho AQUI responder. Eu não respondo no meu prórpio blog, pois sei o qto é difícil a gente voltar p/ ver as respostas.
Bjs♥

Ana Kroetz disse...

Oi,Elis!Vim retribuir a visita, que adorei!Muito legal seu blog...Sua sala ficou linda!E esmaltes?Amo...
Bjs,Ana.

Adriana Balreira disse...

Adoro esmaltes!! Adoro pintar minhas unhas com todos os tipos de cores!!! Pinto de azul, verde, preto, vermelho, pink!!! Amo cores!!!
Adorei a reportagem!
Beijos
Adriana Balreira

 

Coisas de Lily Copyright © 2010 Designed by Elis