domingo, 20 de março de 2011

Maria, Maria

Postado por Lily Luz às 21:51

mulher

Houve um tempo em que as mulheres viviam em função de seus maridos, eu sei que hoje muitas ainda vivem, mas buscamos por um longo tempo o nosso espaço (Esse post não é sobre feminismo puro, prometo!).

Não foi à toa que queimamos sutiãs, que encurtamos as saias e desmembramos o maiô em duas partes, hoje minúsculas. Conseguimos ocupar cargos importantes, conseguimos ser ouvidas, temos uma lei que nos protege, temos até um dia internacional em nossa homenagem.

Hoje no Faustão, uma mulher, assistente de palco do Fausto Silva, disse que apoiava Maurício (BBB11) porque a Maria não tinha uma postura de “mulher adequada”. Tô refletindo essas palavras até agora.

O que mais me choca, é que não foi minha avó que disse essas coisas, ou até minha mãe, que teve outra criação. Foi uma mulher que foi mãe aos 15 anos em tempos de pílulas e camisinha. (oi?)

Hoje Carol Nakamura (a tal assistente) é dançarina do programa dominical. No tempo de vovó as dançarinas do Chacrinha não eram vistas como mulheres “adequadas”, e embora eu achasse a vovó cricri e preconceituosa eu relevava por toda uma carga de educação e cultura que ela trazia do tal tempo em que a mulher tinha no armário de casa uma coleção de aventais e só.

Maria…
Quando eu tiro o meu dia pra exercer meu lado doméstica, eu digo que tô no meu dia de Maria. Poderia dizer dia Amélia, de Rosa, de Lurdes…Todas nós temos nosso dia de Maria.
Maria era o nome da minha avó materna, e já escrevi uma vez em outro post, sobre outro assunto, o quanto minha avó era guerreira, mas era uma mulher sofrida.

As Marias de hoje são diferente, têm que ser!


bbb_maria

A Maria Helena do BBB, é uma mulher dos tempos de hoje.
E não tô pedindo uma salva de palmas pro seu comportamento. Só digo que ela é uma pessoa como eu, como você.
Que sofre quando ama, perde a mão no relacionamento, enche a cara e faz besteira... E generalizo porque ela não é só igual a mim, ela tem um pouquinho de todos nós.

Ela paga as próprias contas, e se é exibindo ou vendendo o SEU corpo, no que ela me afeta? No que isso te afeta?

Maria mostrou nesses quase três meses de reality que é uma pessoa carente, doce, insegura, volúvel… mas cheia de sentimentos bons.
Acho interessante que todos choram e todos amam a história de Uma Linda Mulher, mas Maria não é a Júlia Roberts, e por isso deve arder nos mármores do inferno e sem chances de encontrar alguém que a respeite e a valorize. Hipocrisia.

Prefiro saber de toda a história de Meg Melilo e constatar o quão doce e verdadeira é Maria, do que comprar a história de preservadores da natureza, recicladores de lixo e defensores dos fracos e oprimidos. De ficção a TV tá cheia. Quero realidade!

E chega de falso moralismo!

“Maria, Maria
É um dom, uma certa magia
Uma força que nos alerta
Uma mulher que merece
Viver e amar
Como outra qualquer
Do planeta


48 comentários:

Lily Trill disse...

Adorei isso! Eu teria milhões de questionamentos sobre a Maria, mas não dá pra negar que ela é alma do jogo. Quem mais se expôs, mais se entregou, sem medir consequências. Viveu td intensamente. E talvez por ser espelho da gente, por ser muito próxima daquilo que todas nós somos, acaba sendo tão duro de olhar

Me (Bella) - Agora sou MariDa disse...

lindo texto!

e viva maria!

MusaNorminha disse...

Concordo em gênero, número e grau! lindo texto! pra mim a pior doença da humanidade é a hipocresia!
beijos querida!

Enaide Portugal disse...

Lindo post! Vou fazer referencia lá no DETUDO, assim que postar( o tempo ta curto, mas Maria merece). BJS!

Lola Sciwinzki disse...

Suuuuuuuuper concordo.
Essa Carol Nakamura outro dia fez um ensaio sensual, e agora vem com essa de q mulher deve ter ou não tal comportamente.
O cúmulo do machismo é uma mulher machista.
Odeio isso.
Bjks querida.

iara gonçalves disse...

Amiga, não to muito ligada nesse BBB, mas pelo que ando espiando concordo contigo.
As pessoas adoram julgar e condenar os outros, na maioria das vezes baseada na idéia que criaram para si mesmas e escoradas em grande hipocrisia.
Também torço por Maria, prefiro a verdade verdadeira que uma verdade inventada.

mat disse...

Maria carregou o programa nas costas, eu torço mesmo por usa vitória. Quem sabe as mulheres conseguem ter menos preconceito acerca das outras e dar a vitória à Maria, uma BBB que não tem perfil de coitadinha, nem foi sorteada?

beca disse...

concordo plenamente Elis, e o final com a música ficou perfeito, adoro!! Bjs

maeloira-adrianeguerragourmet@hotmail.com disse...

Muito sensivel o seu post,amei.Na hora fiquei chocada com a dançarina,e antes foi o maumala falando em rede nacional,que cansou de falar com a Maria.Eu só via ele maltratar ela na frente do grupo e quando estavam sós dava migalhas de carinho.
Maria é um doce.Torço por ela.Bjus

Tanoca disse...

Parabéns, concordo em tudo que vc escreveu. Também tive uma Avó chamada Maria.
Sofrida , guerreira. Espero que a final seja de Maria, pois ela praticamente levou esse BBB11. Gostaria no Final ela, Daniel e Wesley. Não gosto muito da Diana, pelo fato de achar certas atitudes bem forçada, principalmente depois do toque do Luiz Fernando, onde ele disse vcs precisam brincar mais. Não é espontanea como é Maria e Daniel.

amore - Maria,Daniel,Diana, Wesley. disse...

MARAVILHOSO
Clap clap clap
Não conhecia seu blog,minha sobrinha me falou dele a alguns minutos,vim correndo ler.
Parabéns

cRIS disse...

amei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Pipoca disse...

Adorei seu post, Lily. Também penso como você. Maria foi realmente a protagonista desse BBB. E chegou até essa quase final sem sacanear ninguém. Isso é ser uma mulher (uma pessoa) "adequada".

@fernandareali disse...

Pode chamar polícia, porque eu vou roubar est epost de qualquer jeitoooooo! Nessa semana mesmo eu vou vir sorrateiramente e levá-lo, e sugiro que todos que têm blogs façam o mesmo, porque é muito verdadeiro.

Embora eu torça por Diana, com quem me identifico muuuito mais, acho Maria adorável e muito gente boa.

Nem vou comentar sobre as dançarinas do Faustão, porque aquilo lá é o fim, aquel programa é o fim, todo o circo ali é o fim, abaixo da crítica.

beijoooo

Drika disse...

Parabéns, poucas são as pessoas que nao se veem na maria, em algo que ela fez e faz, ela é humana, ela é mulher, quem nunca se humilhou por amor? quem nunca bebeu ? quem nunca fez ou falou besteira? quem nunca tentou usar o corpo para tentar seduzir um homem que "ama" .... e o que mais gosto nas pessoas que participam do BBB é ser lá dentro o que é la fora... e "mocinhas adeguadas" só existem em contos de fadas, rs...

to mariada desde o inicio mesmo tendo raiva dela, nao conseguia deixar de amar ela, rs...

bjs

Ligia disse...

Parabéns ...ADOREI o texto.essa é a MARIA... o q ela fez [ou faz] na vida, ñ me interessa ...eu vejo a menina meiga e amiga ...qto a "tal" Carol...ñ merece minha atenção ...

@psicogisa disse...

concordo muito bem colocado

Heloisa Helena disse...

Essa Maria é um lixo, porque vocês não vão olhar a Mell Melo....

Carmen Lucia. disse...

Adorei tudo que escreveu,texto verdadeiro....

dani muso ou maria, fico feliz disse...

amei e apoio integralmente

Carolina L disse...

Isso aí!!! Eu mesma já tive muito dessa Maria que muitos, hipocritamente, decidem criticar. Já chorei, já tomei porres, dancei até o chão, corri muuuito atrás do ex-namorado...Enfim, atos que muitas das minhas amigas, conhecidas e desconhecidas já vi praticar. Mas é assim. Apontar o dedo pro outro é sempre mais fácil. Só esquecemos (esquecemos, pq eu também cometo esse erro) de que quando apontamos o dedo para o outro temos mais 3 virados para nós.

Nilza Maria disse...

Aplaudindo de pé seu post,tudo que eu gostaria de dizer já foi dito,apenas assino embaixo.Torço por Maria desde o ínicio pq pude sentir no olhar dela a magia da bondade,ingenuidade,amiga,companheira e meiguice.Tenho 53 anos,sou mãe de um casal,tenho duas netinhas e nem por isso parei no tempo,penso como vc,a mulher tem que ser mesmo como a Maria.

CrisMachado disse...

Nossa totalmente correto seu post, adorei, assino em baixo!
E torço pela Maria!!!

Máfia Coqueiro - Fora Rodriguinho!! disse...

Parabéns, lindo post! Sensível, coerente, humano, justo, delicado.

Assino embaixo de sua visão sobre Maria! Muitos não conseguem ver essa Maria, pq tem medo de se enxergar nela... então é mais fácil atirar pedras.... E sempre é mais fácil julgar através de rótulos.

E sobre a dançarina, bom, estou estarrecida até agora com o que ouvi, lamentável, me causou mta indignação tamanho falso moralismo.

Vago pela net e fico choca com tanta hipocrisia, preconceito, machismo, agressividade, crueldade... o que me dá alento e me emociona é ler blogs como o seu!


Beijos!!

Sel disse...

Olá Elis!!
Maravilhoso seu post!!!
Qto à tal dançarina, achei um ABSURDO o que ela disse... totalmente fora da realidade e sem noção.
Maria é sim uma mulher que merece viver e amar como outra qualquer do planeta e o que ela faz ou deixa de fazer é EXCLUSIVAMENTE problema DELA!!!
Onde assinamos???
Bjs. Até.

Mara - Poa disse...

Não odeio a Maria. Não consigo detestar, odiar, ter desprezo ou raiva por Maria. Mas... na "minha opinião" ela é uma "baita atriz". Atriz! Com "A" maiúsculo" Se não fosse aquela voz horrorosa poderia ser aproveitada em qualquer canal de tv.

Maria Juliana disse...

Elis
Bom ver que ainda existem pessoas, que conseguem olhar a alma e não apenas os atos falhos de todas nós.
Parabéns pelo post, seus comentários são realmente interessantes, inteligentes e coerentes...
Adorei, vireifã...
E só por hoje vou assinar diferente meu nome, com um Maria na frente. Esse é o nome que dei a minha pequena filha de apenas 1 ano e do qual muito me orgulho, Maria.
E como sempre sou uma "Maria" seja pro bem ou pro mau em diversos momentos de minha vida posto hoje
Maria Juliana

Marisa Dornellas disse...

“Maria, Maria
É um dom, uma certa magia
Uma força que nos alerta
Uma mulher que merece
Viver e amar
Como outra qualquer
Do planeta”

NÃO PRECISA DIZER MAIS NADA!

Tania Reis disse...

Amei!!!! muito sensível... o que acho mais bacana no jogo BBB é que encontramos mulheres incriveis aqui fora no tão proclamado "mundo real". Beijos

Giuliana disse...

Sem mais delongas: Perfeito!!

Estrela disse...

Lixo é tu despeitada em dose dupla.

Acyr Gomes disse...

Muito bom. Fico feliz por ver pesoas que escrevem com um pensamento tão lindo!!! Parabés.

Beijos p/ ti

Laura Mendes disse...

Gente, quem é essa Dançarina??? Nunca vi....

Nem merece o ibope...

Heloisa disse...

Adorei! Penso exatamente como você. Maria é emoção, é vida, é alguém de quem sentimos pena, raiva algumas vezes, vontade de dar-lhe umas palmadas, mas ao mesmo tempo temos vontade de abraçá-la ou seja, Maria é humana!

luciana disse...

NOTA 10!!!!! mais nada a dizer.

paula disse...

Maravilha o que vc disse!.

Salomé disse...

Demais o seu texto. Gostei e amei! Odeio hipocrisia.....E essa Carol Nakamura.....tenha dó, hein?

Carioca de Paixão disse...

Vc esqueceu de citar...Temos uma mulher presidentA do Brasil!

Dona Xepa - fora 884 03 disse...

com licença... chegando aqui através do DCPL...

muito bom seu texto e... lembrando minha avó, como vc lembrou a sua, devo dizer que a minha, se viva estivesse, estaria torcendo por Maria... porque minha avó (nascida em 1913) tinha raiva profunda de quem afirmava que "antigamente não tinha " isso ou aquilo. Minha sábia e não santa avó sempre soube que o certo é que antigamente só tinha menos gente e, acrescento, menos meios de comunicação.

anapaulabrandao73@hotmail.com disse...

"Texto Perfeito... Admiro demais a sinceridade, doçura... qta beleza! Nao tem vergonha de se mostrar como realmente é: "PERFEITA EM SUAS IMPERFEIÇOES... ENCANTADORAMENTE PERFEITA!!! AMOO MARIA...

LUCIANA disse...

AMEIIIII!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Faço minhas as tuas palavras !!!!!! NA hora q aquela dançarinazinha disse aquilo a minha vontade era de perguntar o q ela tem de melhor q a Maria !!!!!! NADAAAAAAAA !!!!! Quem é ela me digam, coitada !!!!! E nos tempos de hoje o q ela fez de mal, me expliquem !!! Se sentiu atraida por um HOMEM maravilhoso, carinhoso e não um cavalo, pelamordedeus!!!!!!! Se for assim, vamos falar de ADRIANA gente, q deixou um namorado de tempos aqui fora e logo de cara ficou com o gatão do BBB11 dizendo q ama ele em horário nobre e rede nacional !!!!! Mas a coitadinha boa moça de 20 aninhos ninguém diz nada né ... pois é... Enfim admiro a Maria pelo q ela é!!!! Autêntica não se esconde atrás de uma imagem de santa e boa moça, pois ela é desse jeito e foi desse jeito q ela conquistou de cara o wesley um rapaz maravilhoso, carinhoso e de família ... se ela fosse assim tão vulgar não estaria (na minha opnião) com o homem mais respeitador e carinhoso do bbb11...E essa Carol por favor, olhe para seu rabo antes de falar do rabo dos outros tá querida !!!! TE ADORO MARIA !!!!

bicoca disse...

Ameiiiiiiiii ... cada vez que lembro dessa NakaBurra me dá mais ódio dela! Maria incomoda pq ela é a mulher que todas gostariamos de ser e não temos coragem!

eliane disse...

Que texto lindo to ate emocioada. Amei suas palavras simples e cheias de argumetos pra um Fora preconceito.

Anne disse...

Apoiadissima, ainda assino embaixo.

Que mulher nunca beijou um homem pensando em outro;
Que mulher nunca se entregou numa relação sem futuro;
Que mulher nunca encheu a cara para esconder decepção;

Que mulher nunca TEVE vontade de dançar até o mundo acabar ???? Que mulher nunca teve vontade de ter a coragem que a Maria têm de expor os sentimentos sem se importar com a opinião alheia, como ela própria diz : " quem não paga minhas contas" ????

Esse falso moralismo que muitas mulheres vem falando e dizendo é coisa de mulher mal amada, mal comida e mal resolvida ... !!!

Anne disse...

esqueci de assinar ... ANELIZE !!! rs

Tico disse...

Muito bem dito. Nós do www.novoticoeteco.blogspot.com apesar de semos 2 homens e 1 Mulher a controlar o blog apoiamos em tudo o que você fala.
Estamos juntos nessa guerra para fazer de Maria a campeã desse BBB, e iremos até o fim com ela e mesmo se não conseguirmos estaremos com nossa consciencia tranquila, pois lutamos a boa luta.
Votando muito pra fazer o BBB11 ser o BBB da Maria!!!!

Leonice disse...

Parabens pelas palavras, todas nós somos Maria.
Hoje, 3 de abril, fiquei estarrecida com a pergunta da tal assistente de palco do Fautao, Carol Nakamura, usou uma criança pra perguntar a Wesley, o como ele fazia pra agoentar a voz de Maria. Gente nao acreditei que uma pessoa pudesse fazer uma pergunta dessa!!!
Que moça invejosa.....com certeza ela não tem o passado de boa moça, se não...não estaria dançando em palcos............... vc Carol foi ridícula.

Lili disse...

AMEI o post, ADOREI o blog. Falou o que muitas de nós queriamos dizer. Parabéns.
Beijos
Lili

 

Coisas de Lily Copyright © 2010 Designed by Elis