O que você faz com o óleo vegetal que usa na sua cozinha? Tô perguntando, porque durante muito tempo eu o jogava pelo ralo da pia. Diluía um pouco com detergente, jogava água fervente e pronto, achava que tinha me livrado do óleo usado de uma forma correta.
O que eu não sabia, e acho que muitos ainda não sabem, é que esse óleo descartado nas tubulações representam um valor absurdo de poluição que pode causar ao meio ambiente, principalmente para as águas, nosso maior bem natural que necessitamos diariamente.
É preciso evitar este tipo de atitude, porque esse óleo que escorre pelos canos, como qualquer outra coisa que sai pelo mesmo, irá se encontra com outras águas limpas como as de rios e mares e também águas de esgotos, e quando vai parar no esgoto os custos de tratamento dessa água encarecem muito, pois até 45% do óleo se alastra muito rápido o que faz com que seja muito difícil de ser separado da água por este motivo o custo aumenta.
Mas quando este óleo vai parar em rios e mares as proporções dos estragos feitos pelo mesmo são bem maiores, porque cada litro de óleo pode poluir até 20 mil litros de água limpa o que pode representar um valor muito grande para o nosso planeta, sem contar que pode ocorrer do óleo desperdiçado de maneira errada entupir as tubulações de água e esgoto de sua casa, ou da rede pública, sendo que esta é uma das maiores causas das enchentes no país.
Há alguns anos eu venho guardando o meu óleo que não serve mais, em garrafas de amaciante vazias, e na primeira oportunidade eu dou para uma senhora que faz sabão em casa, utilizando esse óleo.
Você mesmo pode fazer o seu sabão caseiro, ou se preferir pode doá-lo pra quem vive disso.
Abaixo segue uma receita de sabão caseiro.
Lembre-se! Nada de manejar soda caústica sem luvas e sem máscara. É muito perigoso podendo causar queimaduras sérias!
Sabão caseiro
4 L de óleo comestível usado
2 L de água
1/2 copo de sabão em pó
1 Kg de soda cáustica (NaOH)
5 mL de essência aromatizante (facultativo)
INSTRUÇÕES:
Dissolver o sabão em pó em 1/2 L de água quente
Dissolver a soda cáustica em 1 e ½ L de água quente
Adicionar lentamente as duas soluções ao óleo
Mexer por 20 minutos
Adicionar a essência aromatizante
Despejar em formas
Desenformar no dia seguinte