Acho que mais do que entender o que de fato aconteceu em LOST, é cada um ter as suas respostas. Não é assim na nossa vida? Cada um interpreta a Bíblia a sua maneira, tem fé e acredita com todas as forças em coisas que outros não, acredita mais ou menos na ciência...
Enfim. Fiquei muito satisfeita com o desfecho da série. LOST só me trouxe alegrias, e posso dizer, o final me tocou de modo muito profundo.
Qualquer coisa que eu escrevesse de mim mesma sairia confuso.
A Kristin dos Santos fez uma matéria interessante, como um guia básico para entender o final de LOST. A matéria original em inglês está aqui, e abaixo a tradução. Viajem!
............................................................
“Parece que algumas pessoas estão tendo uma dificuldade enorme de compreender a mensagem final de LOST : Esqueça e siga em frente.
Quando digo "algumas pessoas", quero dizer não apenas os fãs obstinados, mas também as pessoas que sintonizaram pela primeira vez na noite de domingo para ver o final de LOST.
Estou sendo bombadeada com perguntas sobre o final de LOST, por isso, se você, ou qualquer um dos seus amigos ainda estão lutando para entender, aqui está um guia rápido sobre LOST...
A ilha realmente existiu, e as pessoas que viveram nela também.
O coração da ilha é uma "luz".
Esta luz é um bom lugar que você vai depois que morre, onde você começa a se reconectar com seus entes queridos em vida após a morte. Você pode chamar isso de céu, Nirvana, ou o que quiser. É o lugar mais bonito que você poderá um dia ver.
Se a luz na ilha sai, você não consegue estar com seus entes queridos, quando você morre. Eles simplesmente "deixam de existir." E isso é uma coisa muito ruim.
A luz na ilha é tão linda e poderosa, que os homens vão sempre tentar chegar nela, estudá-la e aproveitá-la - incluindo mais recentemente, um grupo de cientistas chamado Iniciativa Dharma que habitavam a ilha há muitas décadas. Eles jamais poderiam entender completamente a ilha, porque eram homens de ciência, e não homens de fé.
Para garantir que a luz não seja destruída por homens como estes, a ilha tem um protetor. (Os egípcios tentaram construir uma estátua gigante para proteger a ilha, mas foi reduzida a um pé de quatro dedos, quando um navio negreiro gigante chamado Black Rock chocou-se contra ela).
O protetor nós conhecemos, Jacob, era doce, mas um idiota total, que fez exatamente o que sua mãe disse pra não fazer, e jogou seu irmão Samuel (Também chamado de Homem de Preto) na luz. Samuel enfrentou um "destino pior que a morte" (como sua mãe profetizou), e tornou-se o conhecido "monstro de fumaça". Se essa entidade conseguisse sair ou destruir a ilha, todo o mal escaparia para o mundo, e a luz do céu não existiria mais.
Jacob precisava ter a certeza que ele teria um sucessor, para evitar que isso acontecesse. Não existiam almas puras ou bebês na ilha (devido à força eletromagnética do "incidente" em 1977 que causou problemas de fertilidade). Então Jacob selecionou "candidatos" longe da ilha, saiu pelo mundo para conhecê-las, tocou-lhes (assim o monstro não poderia matá-los) e, em seguida, os trouxeram à ilha por meio de um acidente de avião.
Jack Shephard estava no avião que veio para a ilha. O vôo 815 da Oceanic. Sawyer, Kate, Sun, Jin, Sayid e Hurley também estavam no mesmo vôo. Eles caíram na ilha, e sobreviveram a queda.
Eles eram "candidatos do Jacob." Chegar à ilha era o destino de cada um deles.
Era o destino de Jack matar o monstro de fumaça e salvar a ilha. E ele passou seis temporadas tentando descobrir como fazer isso.
O monstro de fumaça matava sem piedade e tomava a forma de pessoas mortas (ele podia fazer isso) e manipulou Ben, um antigo morador da ilha, pra que matasse Locke ( um “candidato”) e Jacob. O corpo de Locke foi possuído pelo monstro de fumaça.
E a ilha precisava de um novo protetor.
Na última temporada, vimos o que parecia ser uma realidade alternativa em que os passageiros do vôo 815, incluindo Jack Shephard, pousou em segurança em Los Angeles, como se o avião nunca tivesse caído na ilha.
Durante a temporada final eles se mostraram muito arrependidos por coisas que fizeram, demostraram culpa e desejo de que tudo tivesse sido diferente. (Ben por permitir que matassem Alex, dificuldade de relacionamento de Locke com o pai, Jin e Sun por terem abandonado a filha e não saber se ela estava bem, Hurley que se achava azarado por ter ganho dinheiro com os números, o desejo vão de Sayid em salvar Shanon e Nadia, a culpa de Claire que queria dar o bebê pra adoção, o desejo de Jack em perdoar o pai e com isso se tornar um bom pai..)
No final, descobrimos que este lugar (em que o vôo pousou em segurança) foi uma passagem da morte para a luz do céu. Os personagens que vimos ali todos tinham morrido em épocas diferentes em lugares diferentes, e eles se encontraram neste lugar (onde o tempo é irrelevante) para trabalharem suas pendencias, reencontrarem seus entes queridos, e irem para a Luz juntos.
Depois que Jack se sacrificou para salvar a ilha, todos eles passaram para a Luz e viveram felizes para sempre.
Eles viveram juntos. E não morreram sozinhos.
________
Faz algum sentido? Talvez sim, talvez não.
Você concorda? Talvez sim, talvez não.
No fim das contas é essa a beleza da história de LOST. Que é aberto à várias interpretações.
Amando ou odiandou eu acho que é um final que cresce em você, se você deixar. Podemos dizer o mesmo de outros finais?”
O que você acha agora do final de LOST?
Namastê!
10 comentários:
Obaaaa! Eu fui a visitante 99 mil!!!
VIVA EU!!!
hehe
Amiga, continuo sem entender nada de Lost. Continuo lost.
Eu penso tbém que cada um interpreta de um jeito. Eu achei o final lindo. Calro que faltaram algumas explicações, mas aprendi e repensei muitas coisas com base naquilo que tirei de tofas a história.. O resumo que vc colocou apenas faz um resumo do que aconteceu para aqueles que não entenderam, mas vai muito mais além, com certeza.
Bjs..
O final é poético,espiritualizado,e satisfatório,mas a sequência numérica recorrente permanece um mistério para mim...
Lily,
Eu me sinto lost em LOST. Só vi um episódio da série e não me apeguei, li sobre o capítulo final e agora essa excelente explicação, mas continuo sem entender nada rsrsrsrs
Acho que vou comprar o box - quando sair - com todas as temporadas e vou ver!
Bem, indiquei seu blog ao Prêmios Dardo, se quiser ver, dê uma passadinha no meu blog.
Beijos
E gostei demais do final!! Achei bem coerente, achei bom!
E nãooooo abandonei a casa de Lily, tava é correndo com as MUITASSS novidades que estão acontecendo rrs
Aliías, atualiza o link da minha nova casa ali colega: http://artigolandia.com.br/
Abração!
Infelizmente eu não pude continuar assistindo mas segui lendo sobre o seriado na internet. Eu acho q era isso mesmo. Tem bastante sentido. Claro tem muita gente q estranha. Neste fim de semana mesmo li um blog de uma pessoa questionando tudo, pq tem pessoas q acham esses temas bem babacas e fantasistas. Mundos paralelos, almas, gente morta se encontrando com gente viva... sabe como é?! Isso é bom. Afinal são os questionamentos q movem o mundo.
Parabéns Li!! É tão bom ler coisas interessantes no seu blog e compartilhar do seu bom-humor!! Continue assim!!
Bjs
tanta enrolação, 6 anos de mistérios e teorias pra ser esta bobagem de "felizes para sempre",me desculpe mas pelo que Lost representou merecia um final melhor. O final na ilha até deu pra engolir, mas aquela realidade paralela estragou tudo.
Minha série preferida. Foram 6 anos de devoção sem arrenpendimentos.
Amei o post, fiquei emocionada... Ha!!! achei o final muito satisfatório e interessante!!!! apesar de muitas pessoas pensarem o contrário.
Bjs
Postar um comentário